Mapeamentos

Realizar um processo de sistematização e mapeamento no Agroecologia em Rede (AeR) requer um olhar cuidadoso e qualificado para o território e para os sujeitos que protagonizam as experiências de agroecologia. Para o AeR, a ecologia de saberes e a valorização das diversas formas de construção do conhecimento protagonizadas pelos próprios sujeitos são importantes para que os saberes sejam contextualizados e plurais, assim como é a própria agroecologia.

Dessa forma, todo processo de mapeamento desenvolvido no AeR requer o que chamamos de ente mapeante, uma organização responsável por conduzir o processo de pesquisa e por garantir o cuidado em relação às informações que serão cadastradas na plataforma. Muito além da simples coordenação de uma pesquisa, os entes mapeantes são guardiões e guardiãs dos saberes no AeR. Para saber mais, clique em Entenda os Dados.

Para incluir sua experiência no AeR, consulte quais mapeamentos estão com cadastramento ativo:

Quer realizar um mapeamento?

Para a formação da base do Agroecologia em Rede, cada mapeamento é único e possui uma curadoria própria, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas e a sistematização de experiências a partir das necessidades específicas de quem mapeia. Há muitas formas de tecermos juntas e juntos nossa atuação em rede.

E possível contribuir com a construção desse sistema integrado de informações em agroecologia através do envolvimento em caminhos já abertos (convergências) e pela promoção de integrações entre diferentes iniciativas (diálogos).

Saiba mais sobre a metodologia para criação de processos mapeantes e venha conosco tecer essa rede!