Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) em Marechal Thaumaturgo (AC)

Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) em Marechal Thaumaturgo (AC)


Em 2018, a Prefeitura se organiza para alcançar a meta de 60% da compra da agricultura familiar. Entretanto, houve pouca adesão das/dos produtoras/es ao edital de compra. Segundo a Assessoria Especial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, as/os produtoras/es alegavam a demora no pagamento pela compra como motivo para se sentirem desestimuladas/os a participarem do processo. Nessa retomada do programa, participaram 30 produtoras/es e a compra não alcançou o mínimo de 30%.
Em 2019, um novo edital é lançado, no qual participaram aproximadamente 70 produtoras/es — um aumento de mais de 100% na participação. Porém, a pandemia da Covid-19 impactou de forma negativa nessa intenção.
No ano seguinte, 2020, outro edital é anunciado, atraindo um número maior de produtoras/es. Mas, por conta da pandemia, a compra foi bastante reduzida, utilizando entre 6 e 10% do recurso disponível.
No início do segundo semestre de 2021, a Prefeitura lançou um edital para a compra de alimentos, tendo como fonte de recursos o Fundo Nacional do Desenvolvimento Escolar (FNDE/PNAE) e recursos próprios, para atender 6 escolas da zona urbana e 35 escolas da zona rural. Participam da entrega 55 produtoras/es e três entregas foram realizadas até setembro de 2021. A meta é investir R$ 300.000,00 na compra da produção da agricultura familiar.