Construção do Plano Municipal de Agroecologia e fortalecimento da rede agroecológica de Cametá/PA


O debate sobre Agroecologia e produção orgânica no município de Cametá ganhou um aliado – e um reforço discursivo e mobilizatório – com o lançamento da estratégia “Agroecologia nos Municípios”, proposta pela ANA.
Rede Jirau e IFPA, além de outros organismos governamentais, não governamentais e universitários já desenvolvem trabalhos em parceria com as organizações da AF, alguns deles dentro de uma perspectiva agroecológica. A iniciativa da ANA, portanto, soma-se a essas estratégias, que articulam comunidades produtoras e instituições.
A gestão municipal foi procurada e, desse contato, resultou uma agenda de debates com diferentes secretarias de governo e a participação de organizações produtoras, de assessoria e pesquisa.  
Nos últimos meses, em reunião na APACC convocada pela equipe da Rede Jirau, tomou-se a decisão de que uma proposta de política pública no campo da agroecologia não pode estar desconectada da estratégia de desenvolvimento rural do município; que precisa resgatar os acúmulos do movimento agroecológico local e avançar num desenho de programa que garanta a adesão do governo e, a um só tempo, traga autonomia aos empreendimentos econômicos. O formato do Plano Municipal, nesse sentido, resultante de uma construção coletiva/participativa e multisetorial, deve caminhar nessa direção, com finalização prevista para janeiro de 2022.
Um esboço das propostas a serem aprovadas no Plano deve ser apresentado por ocasião do VI Jirau Agroecológico, entre os dias 2 e 5 de dezembro, na cidade de Cametá.
Um dos fatos mais significativos nesse processo é o envolvimento dos coletivos articulados pela Rede, o que possibilita uma troca de experiências/perspectivas e certo entendimento sobre os desafios do desenvolvimento local, no que se insere a reflexão sobre o lugar da Agroecologia.
A elaboração do Plano está em curso. Um GT foi criado para dar conta dessa demanda e deverá apresentar uma primeira versão do texto até o final de dezembro deste ano.