Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região



A ANC – Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região – é uma organização não governamental sem fins lucrativos que surgiu em 1991, inicialmente com a demanda de se comercializar produtos de base ecológica na região de Campinas.
A história da  ANC caminha lado a lado com a história do marco regulatório da produção orgânica no Brasil. Protagonista e de mãos dadas com diversos atores da agroecologia e de movimentos irmãos, em 2003, a ANC sediou em Campinas reunião do Grupo de Agricultura Orgânica (GAO), na qual foi definido o texto fnal do marco legal brasileiro para agricultura orgânica, aprovado pelo Senado e publicado em dezembro do mesmo ano. A ANC teve papel de destaque na história ao se tornar, em 2010, o primeiro Organismo Participativo de Avaliação de Conformidade (OPAC) credenciado no Mapa. (texto retirado da página 136 da publicação:  Hirata, Aloísia Rodrigues. Sistemas participativos de garantia do Brasil: Histórias e Experiências / Aloísia Rodrigues Hirata, Luiz Carlos Dias Rocha – Pouso Alegre: IFSULDEMINAS, 2020).
Atualmente tem nos produtores de alimentos orgânicos a base de associados, porém atua  em Rede, com consumidores, com instituições parceiras, cooperativas, instituições públicas, de ensino, organizações privadas e outros coletivos. 
A ANC é responsável pelas feiras ecológicas que acontecem no município. Nesse sentido, tem apoiado e incentivado as feiras de produtos orgânicos onde podem ser encontradas grande variedade de frutas, verduras e legumes de época cultivados sem utilização de insumos químicos, além de alimentos como pães, geléias e laticínios processados com matéria-prima orgânica.

Anexos

Cartilha Mecanismos de Controle_ano 2019

Tamanho: 6441884 bytes

MANUAL OPERACIONAL SPG_OPAC ANC

Tamanho: 3263234 bytes

Foto do credenciamento do OPAC da ANC no MAPA, em 2010: Marcelo Laurino e Romeu Mattos Leite