Plano de Trabalho Popular para Agroecologia para município de Barra do Turvo - SP


Identificamos que há necessidade de fortalecimento das organizações para pautarem coletivamente no município as demandas dos agricultores familiares, e que esse mesmo segmentos tenham força política para construir e pautar com o poder público a agricultura agroecológica no município para os próximos anos.
A prefeitura de Barra do Turvo organiza as demandas da agricultura no Conselho Desenvolvimento Rural e Sustentavel CMDR, onde há participação de representantes do agronegócio local e agricultura familiar. Esses representantes da agricultura familiar, em diversas reuniões relataram a necessidade de compreender as demandas de todas organizações que trabalham com agricultores/as  para construir uma pauta/plano de trabalho.
Durante o processo da iniciativa construímos diálogos com RAMA- Rede de Agricultoras Agroecológica, CONAQ, CSA, COOPERAFLORESTA, Sindicato de Agricultores e as associações dos quilombos. Realizamos algumas reuniões formativas para contextualizar como estava sendo organizado o CMDR e também divulgar e denunciar a existência do Fundo financeiro para agricultura que estava sendo destinado para outras demandas da prefeitura.
Esse mesmo espaço de encontros mensais, tem servido para construção de parcerias, de troca de informações e fomentar a participação nas discussões municipais.