Educação de Jovens e Adultos (EJA) Campo – Saberes da Terra
As oportunidades identificadas pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Simão Dias para avançar na implementação do projeto de EJA Campo partiram do acúmulo de aprendizados adquiridos nos âmbitos político e pedagógico durante a execução do programa nacional Pró-Jovem em Simão Dias, onde se destacou a experiência desenvolvida na Escola Municipal Francisco José dos Santos, situada no Assentamento 8 de Outubro, a qual se tornou referência por ter protagonizado a experimentação de uma “pedagogia diferente”, para além do proposto pelo Ministério da Educação, priorizando os aspectos da realidade local e incluindo metodologias referenciadas na Pedagogia da Alternância, na Pedagogia da Terra e nas experiências do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
O sucesso da experiência no Assentamento 8 de Outubro impulsionou a mobilização para a construção do projeto de EJA Campo no âmbito municipal, com a coordenação da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e do Conselho Municipal de Educação de Simão Dias, em parceria com o Núcleo Estadual de Educação do Campo da SEED — atual SEDUC —, com a Câmara Temática de Educação do Campo do Território Sertão Ocidental, com o Grupo de Estudos da Pedagogia da Terra, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e sindicais do campo.
O engajamento da gestão pública municipal, em conjunto com as organizações da sociedade civil, foi fundamental para a estruturação de um processo de incidência bem-sucedido, com forte participação social e respaldo tanto técnico quanto político.
A inserção do educador Adérico Nascimento na gestão da SEMEC foi estratégica, devido à sua capacidade de mediar os processos de articulação junto às comunidades e aos órgãos públicos, como também junto às organizações da sociedade civil.
O trabalho de incidência iniciado em 2016, apesar de desafiador, não foi marcado por bloqueios ou conflitos. Dessa forma, no ano de 2018 foi aberto o primeiro ciclo das turmas no município, a partir da aprovação do parecer n. 001/2018, em atos do Executivo e do Legislativo, validando o projeto pedagógico EJA Campo – Saberes da Terra enquanto política pública no município de Simão Dias.
É possível observar que o sucesso da experiência de construção da política de educação de jovens e adultos está fundamentado na força da articulação política protagonizada pela gestão pública e pelo conselho municipal de educação, que garantiram os pilares para o processo de mobilização social, como também para a elaboração do projeto pedagógico inovador que vem gerando frutos substanciais por meio do acesso à educação do campo/contextualizada das/os jovens, adultas/os e idosas/os agricultoras/es, assentadas/os da reforma agrária e de comunidades tradicionais quilombolas de Simão Dias.