Articulação de Feiras Agroecológicas e Solidárias no Território de Sobral


Ainda não existia uma Feira Agroecológica e Solidária de forma permanente em Sobral, sendo uma oportunidade para gerar renda e dar visibilidade para a causa da agroecologia. Uma experiência ajudou muito para a consolidação das feiras e para a organização da Rede de Agricultoras/es, que foi o Grupo da Economia Solidária de Sobral. O CETRA, via Projeto Paulo Freire, realizou o acompanhamento técnico das/dos agricultoras/es participantes da Rede de Agricultoras/es, e mobilizou o Grupo para a organização de momentos coletivos para o planejamento e realização das ações. Algumas pessoas e grupos com foco simplesmente mercadológico tentaram persuadir agricultoras/es para fornecimento para revenda no comércio, com um preço bem abaixo do mercado. Sempre que ocorrem situações dessa natureza, são discutidas nas reuniões da Rede de Agricultoras/es para problematizar o fato, além de manter o grupo unido e fortalecido em sua causa.
Ao longo do tempo, aumentou a demanda por alimentos agroecológicos, e, assim, as feiras agroecológicas se expandiram para distritos, comunidades e outros municípios. O CETRA, através do Projeto Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias, doou as bancas para a Rede de Agricultoras/es Agroecológicas/os e Solidárias/os do Território de Sobral, melhorando sua infraestrutura e deixando de depender de barracas de outras regiões. Outra grande dificuldade da Rede foi a pandemia da Covid-19, durante a qual decretos proibiram a realização das Feiras Agroecológicas. As reuniões da Rede também não foram possíveis de ser realizadas de forma presencial. O Grupo passou a realizar reuniões em plataformas virtuais, e depois começou a fazer feiras virtuais por meio da articulação de consumidoras/es na cidade de Sobral.
O Projeto Saberes do Semiárido, executado pelo CETRA, teve como objetivo o fortalecimento de ações para construção e acesso a mercados, tendo sido constituído mais um espaço de comercialização, que é o Quiosque Agroecológico. O Quiosque é um espaço físico de comercialização de produtos agroecológicos no Parque da Cidade, em Sobral, e seu espaço foi cedido por meio de uma parceria com a Prefeitura de Sobral e com gestão da Rede de Agricultoras/es Agroecológicas/os e Solidárias/os do Território de Sobral.